sábado, 30 de outubro de 2010

Descrição do sinal ECG- Princípios Físicos

As derivações no ECG consiste numa combinação de eléctrodos que formam uma linha imaginária ao longo do organismo através do qual os sinais eléctricos são medidos e pode ser definida de acordo com a posição dos eléctrodos, no plano frontal que são derivações periféricas e no plano horizontal formando derivações precordiais .
As ondas que se vêm num sinal de ECG são: 

  • A Onda P corresponde a despolarização auricular e a  sua amplitude máxima é de 0.25 mV.
  • O complexo QRS corresponde a despolarização ventricular, 
  • A onda T corresponde a repolarização ventricular. 
  • Onda T atrial: A repolarização atrial não costuma ser registrada, pois é encoberta pela despolarização ventricular, sendo esta concomitantemente mais eléctrica e potente. Quando registrada, corresponde a Onda T atrial. A onda Ta é oposta à onda P.
  • Intervalo PR: é o intervalo entre o início da onda P e início do complexo QRS. É um indicativo da velocidade de condução entre os átrios e os ventrículos e corresponde ao tempo de condução do impulso eléctrico desde o nódulo auriculo-ventricular até aos ventrículos.
  • Período PP ou Intervalo PP, ou Ciclo PP: é o intervalo entre o início de duas ondas P. Corresponde à frequência de despolarização atrial, ou simplesmente frequência atrial.
  • Período RR ou Intervalo RR, ou Ciclo RR:  é o intervalo entre duas ondas R. Corresponde à frequência de despolarização ventricular, ou simplesmente frequência ventricular.
Derivações bipolare ou clássica

Derivações são eixos que unem dois pontos (positivo e negativo)onde são colocados os eléctrodos de registo dos potenciais eléctricos gerados por um dipolo eléctrico.
As derivações bipolares registram a diferença de potencial entre dois membros e foram introduzidas por Einthoven que imaginou o coração localizado no centro de um triângulo equilátero cujos vértices estariam representados pelo braço direito (VR), braço esquerdo (VL), e perna esquerda (VF). 




A figura em cima mostra esquematicamente os três eléctrodos e as derivações bipolares no triângulo de Einthoven. A orientação das derivações bipolares DI, DII e DIII, estabelecidas por Einthoven foi baseada na Segunda Lei de Kirchoff que diz que num circuito fechado, a soma das diferenças de potencial é igual a zero, implicam que será sempre válida a relação: DI + DIII = DII.
Neste triângulo, Einthoven inverteu a polaridade de DII a fim de obter registro positivo da onda R nas três derivações.
    



As ligações feitas são: 

  • DI=VL-VR (braço esquerdo e braço direito) 
  • DII=VF-VR (perna esquerda e braço direito)
  • DIII=VF-VL (perna esquerda e braço esquerdo)

    Sem comentários:

    Enviar um comentário